terça-feira, 10 de maio de 2011

Proposta para o Código Florestal: "tremenda cara de pau"


Neste mês de Maio, foi apresentada pelo deputado Aldo Rebelo, um relatório com propostas para mudança no Código Florestal Brasileiro, tais propostas foram consideradas por muitos ambientalistas e autoridades, uma espécie de "corrida ao desmatamento". Segundo Azenha (2011) : "Mais de 50 entidades da sociedade civil rejeitaram o relatório do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB) com mudanças no Código Florestal e pediram mais tempo para a discussão, no seminário nacional promovido em São Paulo (SP), no sábado, que reuniu mais de 400 pessoas". Entre essas entidades, nós temos a igreja católica, que se pronunciou com o Padre Nelito Dornelas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmando que “Não podemos aceitar de forma alguma as mudanças no Código Florestal, que vão contra os princípios da vida e do meio ambiente”  (AZENHA apud DORMELAS, 2011). Além da igreja católica, se pronunciou a ex-senadora Marina Silva, e a atriz Letícia Sabatela, do Movimento Humanos Direitos, que afirmou que a proposta de Aldo Rebelo “é uma tremenda cara de pau” (AZENHA apud SABATELA, 2011).
Fonte: http://guibastyle.blogspot.com/2011/04/manifestacao-diz-nao-ao-novo-codigo.html

As entidades pedem tempo para analisarem bem o projeto e fazerem mudanças sensatas, e apresentarem uma tese consistente que não agrida as áreas de reserva legal.
"Luiz Antonio de Carvalho, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente, acredita que o desafio do governo é resolver os problemas dos pequenos produtores, tirar a base de apoio do projeto do Aldo, barrando os pontos que aumentam o desmatamento e beneficiam o agronegócio. Segundo Carvalho, o governo não aceita a diminuição da Reserva Legal e das APPs, além da anistia aos desmatadores. Para isso, ele coloca a necessidade da discussão dos casos pontuais em que as APPs inviabilizam o pequeno agricultor para evitar que as exceções se tornem uma regra." (AZENHA 2011).
Mais uma vez, estamos a mercê das decisões dos políticos, enquanto nossas riquezas naturais vão embora pelas mãos dos corruptos, desde 1500, em que o Brasil evoluiu? Continuamos sendo explorados como quando eramos colônia, a única diferença é que naquele tempo tinham alguns protestos, enquanto hoje em dia, todos ficamos parados, olhando um para cara do outro, e sem mover uma palha para que as coisas mudem.
O planeta pode sim tomar um outro rumo, as decisões podem sim mudar, mas para isso é preciso que você se mecha e faça algo para mudar. Eu estou tentando, e você? 
REFERÊNCIAS:
AZENHA, Luis Carlos. Mais de 50 entidades repudiam propostas de Aldo Rebelo para o Código Florestal. 2011. Disponível em:  http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/mais-de-50-entidades-repudiam-propostas-de-aldo-rebelo-para-o-codigo-florestal.html . Acesso em: 10/05/2011

Porque jogar fora se você pode comer?

Parece coisa de louco, mas é sério. Diante de um número cada vez maior de excedentes produzidos no mundo todo, cada vez mais se torna importante atentar para novas técnicas e novas tecnologias, que amenizem a agressão ao meio ambiente.
Fonte: http://cienciaascores.blogspot.com/2009/11/oceanos-de-lixo.html

Sabemos que a grande praga que esta infestada pelo mundo inteiro na atualidade é chamada de PLÁSTICO, a praticidade e a eficiência dos objetos, maquiam um terrível problema, que é o lixo. Lixo este que entope boeiros, esgotos, poluem corpos hídricos, sem contar no tempo que leva para se decompor naturalmente. Segundo o site lixo.com.br (2011): o plástico demora mais de 100 anos para se decompor na natureza, chegando até a 450 anos, dependendo do material.

Diante desse cenário, vários orgãos passaram a tomar providências para mitigar tais impactos no ambiente, um deles é o The Way We See The World, que criou o copo comestível. Este copo substituiria o copo de plástico que demora centenas de anos para se decompor e o de vidro, que constantemente precisa ser lavado com água e detergente ( SUPER, 2011).
Ainda falando sobre o copo, segundo este blog da revista Abril: "Feito de ágar-ágar, um tipo especial de gelatina de algas, o copo é comestível e, por isso, resolve todos os problemas relacionados à produção de lixo, desperdício de água e poluição, debatidos no consumo dos demais tipos de copo." (SUPER, 2011).

Então, podemos dizer que, os primeiros passos estão sendo dados, pena que notícias como estas não ganham tanto espaço na mídia como a morte de Osama Bin Laden.



REFERÊNCIAS:
LIXO.COM.BR. Tempo de decomposição. 2011. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view . Acesso em: 10/05/2011.

SUPER. Copo comestível de alga pode substituir descartáveis. 2011. Disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/nem-descartavel-e-nem-de-vidro-copo-comestivel-de-alga-pode-ser-solucao-para-meio-ambiente/ . Acesso em: 10/05/2011.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Galera da maconha

Considerada uma droga que gera dependência e que seu consumo, produção e venda, são proibidos no Brasil, a maconha é caso de estudo para muitos cientistas.
 Maconha  "
São as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Os cigarros são chamados de: erva, pacau, baseado, charão, fininho ou finório. Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol (D -9-THC,THC). Também contém substâncias que não agem no cérebro, como o alcatrão. Outras preparações da CANNABIS são o haxixe, ganja e charas."(UFCSPA, 2011).


Seu uso constante não é indicado pois causa dependência.

"Os efeitos variam se a droga é fumada ou tomada, e dependem da quantidade usada. Com doses baixas há euforia (sensação de bem-estar) e risos, quando em grupo, ou há relaxamento e sonolência, se está sozinho. A memória fica prejudicada e a pessoa não consegue executar tarefas múltiplas. Há aceleração do tempo subjetivo, fazendo minutos parecerem horas, e confusão entre passado, presente e futuro. Os sentidos ficam aguçados, mas o indivíduo tem menor equilíbrio e força muscular. Os olhos ficam vermelhos (congestão da conjuntiva), a boca seca, e aumenta a vontade de comer doces. O pulso fica acelerado, e a pressão pode diminuir quando a pessoa fica em pé, causando tontura. Com doses mais altas iniciam os delírios (desorientação, confusão, raciocínio incoerente, medo, ilusões), alucinações (perceber algo quando não há estímulo) e despersonalização (sente que não é mais ele mesmo), que podem atingir um nível de psicose tóxica. Nestes estágios de intoxicação a pessoa pode sentir-se muito mal, mostrar-se agitada e confusa, caracterizando a má viagem." 
(UFCSPA, 2011). 


Pois bem, o fato interessante, é que a Oaksterdam, é uma universidade do Estado da Califórnia EUA,  que estuda a maconha, aliás, é uma formação superior sobre o cultivo da maconha (no Estado da Califórnia, o uso dessa droga é permitido para uso médico). Até mesmo o símbolo da universidade tem o nome científico da planta.Vejam o site oficial da universidade e confiram o que eu estou dizendo. 
http://www.oaksterdamuniversity.com/ . Os dependentes da droga fazem o curso intensivo na universidade e começam a produzir a sua própria maconha.


Imagina só uma universidade dessas aqui no Brasil? Causaria sucesso você não acha?




UFCSPA. O que é a maconha? 2011. Disponível em: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/maconha.html . Acesso em: 05/05/2011.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alguém tem pipoca ai?

Só para relembrar o caso, na madrugada dessa segunda-feira dia 02/05/11, o presidente dos EUA Barack Obama, declarou para todo o mundo a morte do terrorista Osama Bin Laden, acusado por vários atentado, inclusive o do 11 de Setembro de 2001, atentado que marcou a memória do mundo, mas que assim como a morte de Osama, não foi bem explicado.

Os EUA publicaram algumas fotos do momento da operação, reparem a concentração de todos. Eles parecem estar numa sessão de cinema, onde estão assistindo um filme de suspense, olha só a cara de Obama, só esta faltando o pacote de pipoca, aliás, acho que o senhor que esta ao lado de Obama de cabeça baixa, deve estar escondendo a pipoca para não aparecer na fotografia, a senhora loira, tampou até a boca para ninguém poder ver o milho da pipoca entre seus dentes.

O fato é que, desde o anúncio da morte do terrorista, o mundo inteiro espera pelas fotos dele morto, coisa que ainda não aconteceu, e segundo o presidente Barack Obama não vai acontecer. De acordo com a matéria publicada no G1.

"O presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu não publicar as fotos do corpo do terrorista Osama bin Laden, morto em uma operação militar americana no Paquistão dois dias atrás. (...) Segundo Obama, as imagens poderiam incitar à violência e ser usadas como ferramentas de propaganda pela rede terrorista da al-Qaeda, que Bin Laden liderava. (...) Obama disse que viu as fotos e que, baseado nelas, tem certeza de que o homem morto se tratava de Bin Laden."

Creio eu que muita gente ainda vai se revoltar contra essa decisão.

REFERÊNCIA
G1. Obama decidiu não divulgar as fotos de Bin Laden morto, diz casa branca. 2011.  Disponível em: http://g1.globo.com/morte-de-bin-laden/noticia/2011/05/obama-decidiu-nao-divulgar-fotos-de-bin-laden-morto-diz-casa-branca.html . Acesso em: 04/05/2011

Onde estão as fotos?

Pois é, quarta-feira 04 de maio de 2011, e até agora nada de fotos que mostrem se Osama Bin Laden está realmente morto. O mundo inteiro está curioso, eu diria mais, todo mundo já está começando a se irritar com a demora dos EUA em divulgar as fotografias do Osama morto, inclusive os próprios norte americanos já estão ficando exaltados, colocando em cheque a veracidade dos fatos apresentados pelo governo. Segundo o Opera Mundi (2011):

"Depois da euforia que tomou as ruas dos Estados Unidos durante as comemorações pela morte de Osama Bin Laden, os norte-americanos começam a se questionar sobre as consequências e as reais circunstâncias da operação em Abbottabad, no Paquistão. (...) Apesar de pesquisas apontarem o aumento em até 11 pontos percentuais na popularidade do presidente Barack Obama, as informações imprecisas ou até mesmo incompletas da Casa Branca provocam desconfiança." 
Fonte: http://subjetividadeematividade.blogspot.com/ 

A desconfiança é a palavra chave para este momento, que no início era de euforia completa, para os norte americanos. O governo alega que as imagens são muito chocantes, e que podem provocar uma revolta ainda maior. A grande questão é que de toda forma haverá revolta, eles não tem para onde correr, o problema, é que se eles não publicam as fotos, até os norte americanos vão se revoltar. Então, a pergunta que não quer e não vai calar: ONDE ESTÃO AS FOTOS OBAMA?


REFERÊNCIAS:
OPERA MUNDI. Mistérios e versões contraditórias rondam detalhes sobre a morte de Bin Laden. 2011. Disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/MISTERIOS+E+VERSOES+CONTRADITORIAS+RONDAM+DETALHES+SOBRE+A+MORTE+DE+BIN+LADEN_11679.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter . Acesso em: 04/05/2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Já começou

O site Opera Mundi acaba de postar a seguinte matéria: OTAN mata 25 talibãs em ofensiva no leste do Afeganistão
"Pelo menos 25 talibãs morreram em uma operação conjunta realizada pelas tropas afegãs e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na província do Nuristão, no leste do Afeganistão, informou uma fonte oficial nesta terça-feira (03/05)."
Ao que me parece, os EUA deu o pontapé inicial para uma nova guerra. As imagens comemorativas dos americanos em razão da morte de Osama Bin Laden, não devem ter sido bem aceitas pelos Talibãs, que logo esboçaram uma revolta. Eles já haviam se pronunciado, que caso fosse confirmada a morte de Osama eles se vingariam, então, começou.
"A ofensiva acontece após o líder da rede Al Qaeda, Osama bin Laden, ter sido morto por forças especiais dos Estados Unidos no Paquistão. Segundo analistas, a morte de Bin Laden pode levar a um aumento radical dos ataques insurgentes tanto no Afeganistão como no vizinho Paquistão." (OPERA MUNDI, 2011).

segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Osama Bin Laden esta morto"

Na madrugada dessa segunda feira, o presidente norte americano Barack Obama anunciou a morte de Osama Bin Laden dizendo: "Ajustiça foi feita". Mas justiça de que? Do ataque do 11 de Setembro, onde nem tudo até hoje foi bem explicado? Nas ruas dos EUA ainda hoje muitas pessoas se perguntam como "dois", ou melhor, TRÊS prédios do, World Trade Center cairam. Aliás, você se lembra do terceiro prédio que caiu naquela manhã? Acho que não, afinal, nenhum avião terrorista se chocou contra ele. Talvez ele tenha desabado em solidariedade aos outros que foram atingidos, ou talvez tenha sido atraso no voo que estava programado para bater nele, os terroristas devem ter parado para fazer um lanche mais demorado. Enfim, muitas coisas estão sem respostas até hoje, contudo a mídia não contesta a versão oficial do governo norte americano.
Fonte: http://cirozibordi.blogspot.com/2010/09/comprovado-terroristas-derrubaram-as.html


As imagens divulgadas pela mídia da madrugada desta segunda feira 02/05/11, mostram a alegria do povo norte americano ao saber da notícia da morte do terrorista mais procurado do mundo, mas atentam sobre uma possível represária dos grupos terroristas (Talibãs) que eram liderados por Osama, que inclusive anunciaram que se a morte de Bin Laden fosse confirmada, eles se vingariam.
Não terá sido essa apenas mais uma motivação dos EUA, para começarem uma nova guerra, assim como ocorreu no Vietnã e no Iraque? Não será isso mais uma forma de seduzir os americanos e aumentar os impostos para promover ainda mais mortes?
Fonte: Correio do Brasil

Se fala muito em manter a paz, no entanto querem manter a paz promovendo guerras.
Esse pode ter sido o maior golpe de marketing do governo de Barack Obama, para conseguir salvar os EUA da crise em que vive, e garantir a sua reeleição no próximo ano.
Tenham certeza que mais uma guerra esta por vim. E mais uma vez os cidadãos norte americanos irão financiar essa guerra em nome de uma "falsa justiça" e de um patriotismo que só é lembrado em tempos de guerra.
Quem tem suas casas tomadas pelos juros absurdos dos bancos americanos, que é dispensado de seus empregos e tem seus filhos fora de boas escolas sabem o que é isso. Talvez eles desejassem até novos "ataques terroristas".
Bem, não estou defendendo Bin Laden, muito menos o terrorismo, apenas estou elucidando aqui, que o grupo liderado por Osama Bin Laden e os EUA, não são assim tão diferentes em seus modos de fazer "JUSTIÇA", para mim ambos não passam de terroristas.

No site http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=terrorista encontramos uma singela definição para o que chamamos de TERRORISTA.

"Enviado por Hélio Pinheiro de Oliveira (RJ) em 10-08-2008.

Todo ser humano que age para destruir outros e a si mesmo, por conta própria ou manipulado, seguindo razões políticas, religiosas, econômicas, sociais, particulares, psicológicas, psicopáticas, geralmente financiado por terceiros e preparado para seus crimes contra alvos específicos ou mesmo inocentes. Trata-se de uma arma perigosa ambulante humana pronta para matar e destrui

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nós temos problemas ambientais, ou somos problemas para o ambiente?

Pergunta simples, resposta ainda mais simples, no entanto, você amigo(a) leitor(a) é quem vai tomar sua própria decisão e dar a sua própria resposta.

Segundo Wada 2009, em reportagem publicada no site http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=15800 , o planeta Terra, tem em torno de 4,5 bilhões de anos de existência. Lembrando da idade da Terra, a reportagem de Wada também menciona que o dia 22/04 é o dia do planeta “pena que não deu tempo de comprar nenhum presentinho”.

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson. Em 22 de abril de 1970, o político convocou o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato em todos os EUA. Foi adotado internacionalmente em 1990, e então é festejado a cada 22 de abril em mais de 190 países. (WADA, 2009).

Mas, voltando ao assunto, se o planeta é tão “velho” assim, e as datações de vida humana na terra giram em torno dos 10 mil anos, como podemos julgar que temos problemas ambientais?
Como podemos jogar esgoto dentro de um lago e reclamar quando, em uma enchente sua casa fica cheia de “porcaria”? Ou ainda, reclamar do mau cheiro?
Ou ainda reclamar do calor, quando o próprio homem desmata a vegetação, deixando o solo a mercê das intempéries, a falta de cobertura vegetal, diminuindo a umidade e a produtividade do local, que conseqüentemente, diminui o conforto térmico da população (este assunto será abordado na próxima postagem, AGUARDEM).

Como diria minha avó, “nós só colhemos o que plantamos”, agredir a natureza é dá um tiro no próprio pé, é cavar a própria sepultura, isso sim é ser suicida. Não entendam mal, o ambiente não esta se vingando, mas é física, “toda ação gera uma reação”, até eu que não sou bom em física lembro dessa lei.
Então, já chegou a sua conclusão?
REFLITA UM POUCO MAIS!


REFERÊNCIA
WADA, Célia. 22 de Abril: Dia internacional da Terra. Disponível em: http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=15800. Acesso  em: 29 de Abril de 2009.
Fontes das imagens
http://unimeio.com/fotos.htm

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Verdade sob controle

Diante de um mundo globalizado, movido pelo capitalismo onde consumir mais e mais é a “bola da vez”, passa-se despercebido, ou melhor, não passa de maneira alguma, verdadeiros problemas sociais que em muitas vezes têm como culpados o governo, um grande empresário ou uma grande corporação.
Mas porquê passa despercebido?


Vamos fazer apenas, uma pequena demonstração.
Este são os números dos maiores anunciantes da televisão brasileira, a posição que cada empresa ocupa e o valor que elas investem em anúncios publicitários. Estas informações foram extraídas do site: http://www.midiarj.org.br/content/ibope-monitor-divulga-os-rankings-relativos-ao-investimento-publicit%C3%A1rio-em-2010
Confira você mesmo.

1º Casas Bahia – R$ 3.059.239.000
2º Unilever - R$ 1.941.632.000
3º Ambev - R$ 914.580.000
4º Caixa Econômica Federal - R$ 847.500.000
5º Hyundai Caoa - R$ 744.504.000
6º Fiat - R$ 737.947.000
7º Bradesco - R$ 735.412.000
8º Hypermarcas - R$ 682.147.000
9º TIM - R$ 577.903.000
10º Ford - R$ 557.021.000

Algum de vocês gostaria de perder uma bolada dessa?
Se por acaso, algum jornalista, em busca de um “estouro de reportagem” descobre que alguma dessas empresas esta causando transtorno para a sociedade, como por exemplo, torres de uma empresa de telefonia, estão provocando câncer, a pessoas que residem em sua vizinhança (isto é apenas um exemplo, não é comprovado), ou que automóveis da empresa X estão sendo fabricados com defeito, e isto esta provocando uma alta nos acidentes. Tais informações, quase nunca são divulgadas pela televisão, só são divulgadas caso a empresa prejudicada não seja anunciante. Ninguém gostaria de perder tanto dinheiro assim de uma hora para outra você não acha?
Mas qual o preço desse lucro? O bem estar da população? A justiça?

Muitas vezes isso é esquecido, e só é transmitido o que convém, para a emissora e seus anunciantes. É uma espécie de controle, que faz com que a população nunca questione, afinal, se você não sabe, não pode reclamar, ou ainda, “o que os olhos não vêm o coração não sente” não é mesmo?
Não deveria ser assim, a ética profissional deveria ser prezada. Mas o preço de combater essas empresas talvez custasse o futuro da emissora.
Quem já deu entrevista reclamando algum problema grave que envolve um poderoso, sabe o que eu estou falando, sua entrevista talvez nunca tenha ido ao ar.
Assistam esse documentário e tirem suas próprias conclusões.



Fontes das imagens:
http://jornalismob.files.wordpress.com/.../ censura1.jpg
http://isabellafeitosa.blogspot.com/2010/09/qual-e-o-limite-da-censura.html

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O doce amargo do chocolate

Quem nunca provou o delicioso sabor do chocolate e sentiu o chocolate derretendo na boca não sabe o que é "bom". Mas, quem já provou também não sabe qual a parte "negra" da história, quando na verdade não há nada de bom e gostoso.


Enquanto milhares de adultos e crianças deliram ao saborear o chocolate em todo mundo, na Costa do Marfim milhares de crianças são tiradas de suas famílias e obrigadas a ir trabalhar colhendo cacau, as vezes os próprios pais incentivam as crianças a saírem de casa para procurar trabalho, sendo aconselhadas a não voltarem para casa sem dinheiro. Iludidas pelos traficantes, crianças entre 11 e 13 anos são levadas para trabalhar retirando cacau, com a promessa de serem gratificadas (pagas), no entanto, a maioria delas nunca recebeu nenhum centavo pelo trabalho, e nem sequer teve a oportunidade de rever sua família novamente. Além disso, crianças que trabalham devagar são castigadas, espancadas e queimadas. A Costa do Marfim é uma das maiores produtoras de cacau do mundo, e fornece cacau para varias empresas, inclusive para grandes multinacionais que distribuem seus chocolates bem pertinho de você.
Neste último domingo  comemoramos a festa da páscoa, onde muitas pessoas ganharam ou deram chocolates e milhões de chocolates foram consumidos. Pergunto a você amigo (a) leitor (a), quantas crianças são necessárias para produzir uma barra de chocolate? REFLITA

Você pode me perguntar: porque a televisão não mostra isso? A resposta é simples: porque notícias como esta, não geram lucros para as emissoras de TV, que dependem dos anúncios feitos pelas grandes multenacionais que produzem chocolate.

Ainda não está acreditando? Confira esse documentário, você vai entender o que eu estou falando.


Bem vindos!

Sejam bem vindos a o novo olhar geográfico sobre o Seridó. Aqui serão abordados assuntos sobre o meio ambiente e sobre várias temáticas, mas não apenas do seridó norte rio grandense, como também fatores geográficos discutidos pelo mundo todo, como: desertificação, degradação, "aquecimento global", preservação ambiental, dentre outros.
Aqui você poderá ler o que a mídia tenta maquiar.

Bem vindos!