quarta-feira, 27 de abril de 2011

O doce amargo do chocolate

Quem nunca provou o delicioso sabor do chocolate e sentiu o chocolate derretendo na boca não sabe o que é "bom". Mas, quem já provou também não sabe qual a parte "negra" da história, quando na verdade não há nada de bom e gostoso.


Enquanto milhares de adultos e crianças deliram ao saborear o chocolate em todo mundo, na Costa do Marfim milhares de crianças são tiradas de suas famílias e obrigadas a ir trabalhar colhendo cacau, as vezes os próprios pais incentivam as crianças a saírem de casa para procurar trabalho, sendo aconselhadas a não voltarem para casa sem dinheiro. Iludidas pelos traficantes, crianças entre 11 e 13 anos são levadas para trabalhar retirando cacau, com a promessa de serem gratificadas (pagas), no entanto, a maioria delas nunca recebeu nenhum centavo pelo trabalho, e nem sequer teve a oportunidade de rever sua família novamente. Além disso, crianças que trabalham devagar são castigadas, espancadas e queimadas. A Costa do Marfim é uma das maiores produtoras de cacau do mundo, e fornece cacau para varias empresas, inclusive para grandes multinacionais que distribuem seus chocolates bem pertinho de você.
Neste último domingo  comemoramos a festa da páscoa, onde muitas pessoas ganharam ou deram chocolates e milhões de chocolates foram consumidos. Pergunto a você amigo (a) leitor (a), quantas crianças são necessárias para produzir uma barra de chocolate? REFLITA

Você pode me perguntar: porque a televisão não mostra isso? A resposta é simples: porque notícias como esta, não geram lucros para as emissoras de TV, que dependem dos anúncios feitos pelas grandes multenacionais que produzem chocolate.

Ainda não está acreditando? Confira esse documentário, você vai entender o que eu estou falando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário