quinta-feira, 28 de abril de 2011

Verdade sob controle

Diante de um mundo globalizado, movido pelo capitalismo onde consumir mais e mais é a “bola da vez”, passa-se despercebido, ou melhor, não passa de maneira alguma, verdadeiros problemas sociais que em muitas vezes têm como culpados o governo, um grande empresário ou uma grande corporação.
Mas porquê passa despercebido?


Vamos fazer apenas, uma pequena demonstração.
Este são os números dos maiores anunciantes da televisão brasileira, a posição que cada empresa ocupa e o valor que elas investem em anúncios publicitários. Estas informações foram extraídas do site: http://www.midiarj.org.br/content/ibope-monitor-divulga-os-rankings-relativos-ao-investimento-publicit%C3%A1rio-em-2010
Confira você mesmo.

1º Casas Bahia – R$ 3.059.239.000
2º Unilever - R$ 1.941.632.000
3º Ambev - R$ 914.580.000
4º Caixa Econômica Federal - R$ 847.500.000
5º Hyundai Caoa - R$ 744.504.000
6º Fiat - R$ 737.947.000
7º Bradesco - R$ 735.412.000
8º Hypermarcas - R$ 682.147.000
9º TIM - R$ 577.903.000
10º Ford - R$ 557.021.000

Algum de vocês gostaria de perder uma bolada dessa?
Se por acaso, algum jornalista, em busca de um “estouro de reportagem” descobre que alguma dessas empresas esta causando transtorno para a sociedade, como por exemplo, torres de uma empresa de telefonia, estão provocando câncer, a pessoas que residem em sua vizinhança (isto é apenas um exemplo, não é comprovado), ou que automóveis da empresa X estão sendo fabricados com defeito, e isto esta provocando uma alta nos acidentes. Tais informações, quase nunca são divulgadas pela televisão, só são divulgadas caso a empresa prejudicada não seja anunciante. Ninguém gostaria de perder tanto dinheiro assim de uma hora para outra você não acha?
Mas qual o preço desse lucro? O bem estar da população? A justiça?

Muitas vezes isso é esquecido, e só é transmitido o que convém, para a emissora e seus anunciantes. É uma espécie de controle, que faz com que a população nunca questione, afinal, se você não sabe, não pode reclamar, ou ainda, “o que os olhos não vêm o coração não sente” não é mesmo?
Não deveria ser assim, a ética profissional deveria ser prezada. Mas o preço de combater essas empresas talvez custasse o futuro da emissora.
Quem já deu entrevista reclamando algum problema grave que envolve um poderoso, sabe o que eu estou falando, sua entrevista talvez nunca tenha ido ao ar.
Assistam esse documentário e tirem suas próprias conclusões.



Fontes das imagens:
http://jornalismob.files.wordpress.com/.../ censura1.jpg
http://isabellafeitosa.blogspot.com/2010/09/qual-e-o-limite-da-censura.html

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